Centro Rural de Educação Ambiental

Sex, 11 de Fevereiro de 2011 09:15 | Escrito por Jacqueline Santana PDF Imprimir E-mail

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis. Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno dessa questão, por educadores de todo o Brasil. Por isso a importância de se incluir a temática do meio ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional. (Parâmetros Curriculares Nacionais).

O Centro Rural de Educação Ambiental “Dr. KOK” é um espaço dedicado à conscientização ambiental de todos aqueles que, de alguma forma, pensam no futuro do planeta. Criado em 17 de julho de 2008, o local atende alunos de toda a rede municipal de ensino, desde a educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental, e também escolas filantrópicas, centros de assistência social (CASE e SEAME), escolas particulares (Colégio Piracicabano), entre outros, podendo ainda ser utilizado como sede para palestras, cursos e oficinas pedagógicas.

Em 2010, várias unidades escolares trabalharam o tema “Meio ambiente e alimentação saudável”, desenvolvendo livros de receita com frutas e legumes, plantio e colheita de hortaliças na escola  e criação de pequenos animais. A coleta seletiva também foi abordada, iniciativa que contribuiu com a conscientização sobre a importância da separação do lixo, pois mostrou que, quando separados corretamente, os materiais jogados no lixo podem se transformar em matéria-prima de primeira qualidade para confecção de bonecos, jogos, brinquedos, etc.

Trabalhando na área de sustentabilidade, o "Dr. KOK" conta com a colaboração de alguns parceiros para a implantação de vários projetos, como: canteiro bioséptico, estufa geodésica, tanque com tecnologia ferro-cimento e cisterna. Há também parceria com a Merenda Escolar, que entregará parte do que for produzido com os projetos à várias unidades de ensino ou instituição filantrópica.

Outra iniciativa do Centro Rural foi o "Natal reciclado", que distribuiu mais de 100 brinquedos confeccionados com material descartável. A entrega realizou-se em 23 de dezembro, na Praça José Bonifácio, e contemplou as crianças que passavam por ali. Em 2011, a idéia é ampliar  o atendimento para outras cidades.

Prefeitura do Município de Piracicaba Secretaria Municipal de Educaço de Piracicaba Desenvolvido por Centro de Informática da Prefeitura do Município de Piracicaba
Rua Cristiano Cleopath, 1902 - Bairro dos Alemes

Piracicaba - SP . CEP: 13419-310